terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mulher que apanha!


Uns meses atrás fiz um curso sobre mulheres que apanham do marido, o fato é que isso ficou tanto na minha cabeça, que resolvi escrever a respeito.
A mulher que apanha, traste maldito o marido que bate, mas e a mulher?
Porque apanha uma, duas, três vezes e continua a apanhar?
E muitas vezes, depois de deixar o marido preso, volta a viver com o traste e continua a apanhar?
É triste, mas aqueles trastes que dizem que a mulher gosta de apanhar muitas vezes dizem a verdade, a mulher que apanha não apanha só por que o marido bate, ela apanha porque ela deixa ele bater, faz com que ele bata.
O curso era sobre isso, mostra a importância de se fazer um trabalho não só com o marido que bate, mas também com a esposa que apanha, por que a iniciativa tem que partir dela também.
Isso não sai da minha cabeça por pensar em quantas vezes na vida eu sou "a mulher que apanha", quantas e quantas vezes eu deixo que me as pessoas façam o que querem de mim.
A mulher que apanha é uma metáfora pra vida, e está presente em muitos momentos da vida, quando alguém deixa o chefe abusar e fica todo dia além do horário de trabalho sem cobrar nada, quando alguém permite que o amigo espaçoso se acomode e fica pra sempre, quando vai deixando as coisas como estão, até que um dia elas explodem...
Pensando na minha vida, quantas e quantas vezes eu não faço o papel de mulher que apanha?
Não quero isso, de que adianta ser a mulher que apanha, se no final tudo o que ela recebe são tapinhas nas costas e um pobre coitada de fundo, e depois, dependendo ainda volta a apanhar, não vale a pena, é isso que coitadinhos ganham, ninguém se importa, as pessoas simplesmente passam por cima...
Tudo o que se precisa é de um basta, basta de muita coisa, basta de deixar que abusem, todo mundo que tem um pouco delas deve aposentar as tamancas de mulher que apanha, porque no fim, ela não apanha só do marido, ela apanha da vida, e apanha por que quer, porque tem medo de mudar, porque a posição de coitadinha é cômoda, porque ela acredita que se ela continuar apanhando um dia o marido que bate vai ficar com dó dela e vai parar de bater.
Pura besteira, sem um basta o marido só bate mais e mais, sem um basta pro chefe folgado o mesmo soh sobe mais em cima, o amigo soh se esparrama mais, e quando vc assusta, o marido matou a mulher, o chefe não trabalha mais, e o amigo, esse esta comendo, bem, deixa pra lá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente muiitas mulheres são violentadas ainda por terem medo da sociedade ainda.
Pelo que percebo das mulheres que tenho atendimento (Assistente Social),muitas tem medo de ficar sozinha e por não ter "respeito" da sociedade,pois na cabeça delas.A sociedade (vizinhos)respeitam mulheres que são "casadas".
E muitas das vezes pela cultura que a familia sempre curtio na cabeça delas," A mulher que é sabiá é aquela que edifica sua casa,ou ate mesmo se o casamento não dar certo,é a mulher que é a culpada".
É um pouco dificil curti na cabeça delas,que hoje a mulher esta inserida no mercado de trabalho com uma autonomia imensa.
Mulheres acordam..Voces não dependem de homem,voces são capazes..

Anônimo disse...

eu ja comversei com algumas mulheres , que acham que é normal serem estrupadas, (pasmei quando ouvi isso) "é uma coisa que acontece, e vai acontecer de novo" . Depois dessa frase eu nem sabia o que dizer, que conselho dar . eu não quero acreditar que uma mulhar realmente possa pensar assim ...